ADMINISTRAÇÃO

“A Administração é a arte de aplicar as leis sem lesar os interesses.”

Honoré de Balzac | Wikipedia.org

O pilar administrativo é responsável pelo planejamento estratégico e gestão das pessoas e atividades. Os recursos humanos e financeiros precisam de atenção com frequência ao longo do processo de gestão, com o objetivo de alcançar os objetivos definidos.

O síndico é quem garante um bom relacionamento, transparência e canais de comunicação com as partes interessadas. Precisa definir, analisar e cumprir as metas planejadas ou determinadas em assembleias, gerenciando os recursos humanos, materiais e financeiros necessários.

Proprietários e Moradores

Manter o cadastro de proprietários e moradores atualizado

Acompanhar e responder as mensagens diárias ao condomínio

Garantir a organização e entrega das correspondências e encomendas

Elaborar e praticar comunicação sobre as atividades e o financeiro do condomínio

Coletar e tratar as avaliações e sugestões recebidas

Avaliar e decidir aplicações de sansões, conforme código civil, convenção, ou regimento interno

 

Pessoal

Atualizar e arquivar as descrições dos cargos

Contratar e demitir funcionários

Atualizar e arquivar as fichas dos funcionários

Padronizar e adquirir uniformes para os funcionários

Treinar e capacitar a equipe e o síndico

Acompanhar e tratar o ponto de trabalho dos funcionários

Gerir, liderar, orientar e realizar reuniões de acompanhamento com a equipe

 

Administradora/Contabilidade

Gerar e analisar relatórios da folha de pagamento, encargos, e demais impostos

Gerar e analisar o orçamento e demais documentos financeiros e contábeis

Gerar e entregar os boletos e cobranças

Criticar e assinar os livros financeiros e contábeis

Realizar reuniões de acompanhamento com a equipe da administradora

Definir a pauta, convocar, e realizar assembleias

Elaborar, registrar, e divulgar as atas das assembleias

Tratar a inadimplência

 

Planejamento e Execução

Planejar, executar e acompanhar os objetivos e ações definidas para o condomínio

Registrar os acontecimentos, informações, e resultados por períodos

Apresentar e aprovar as contas anuais em assembleias

 

Bancos

Realizar pagamentos e conferir recebimentos

Controlar as contas correntes e aplicações do condomínio

Realizar a aplicação do fundo de reserva mensal e do saldo anual

 

Conselho

Realizar reuniões com o conselho e registrar as atas

 

Jurídico

Acompanhar com a assessoria jurídica do condomínio as ações e representações jurídicas

Solicitar pareceres jurídicos relacionados ao condomínio

Organização documental

 

Patrimônio

Atualizar o inventário do patrimônio do condomínio

 

Fornecedores

Manter o cadastro de fornecedores atualizado

Gerir propostas e contratos com os fornecedores e arquivar

 

Seguro

Contratar o seguro anual da edificação e arquivar as apólices

Registrar e acompanhar sinistros para reembolso do seguro

 

Construtora  

Acionar pós obra e acompanhar problemas na garantia da construtora

Acompanhar ações mitigatórias do condomínio

 

Entorno

Relacionamento com o entorno do condomínio